Dica de Série: Magia dos Andes
Cores, texturas e paisagens contornam penhascos que serpenteiam as montanhas em uma trilha panorâmica sob o cair do sol. Quilômetros inexplorados, entregues às intempéries do clima e à estética desencanada do tempo.
Locações ignoradas por séculos, reveladas nas perspectivas dos drones, confundem-se com os voos de condores andinos. Eventualmente, as lentes pousam no solo para explorar comunidades desconectadas do mundo ou os berços de importantes civilizações históricas. Ora estão nas nuvens, ora no chão. Embora, a todo momento, o chão confunda-se com o teto.
“A Magia dos Andes” (Andes Magicos, no original em espanhol) é um colírio e tanto para a turva realidade pandêmica que enclausura e nos aparta dos encantos desse admirável velho mundo.
Num ritmo suave e despretensioso, os seis episódios da série desbravam os oito mil km da maior cadeia de montanhas do mundo: a Cordilheira dos Andes. Glaciares, vulcões, gêiseres, desertos, altiplanos de sal e picos nevados intercalam-se em planos gerais com os planos detalhe da prosa sedutora dos habitantes locais.
Seja nas grandes cidades, ou nos pequenos povoados da cordilheira, a narrativa explora o vínculo de seus povos com a montanha, bem como os traços das civilizações antepassadas, seus cotidianos e costumes.
Filhos dos Andes
Assim, a câmera se deixa conduzir pelos trabalhadores da mina do altiplano, que adentram tuneis estreitos sob o solo, onde as luzes e o oxigênio são escassos, para dinamitar as rochas que perfuram seus destinos.
Quem nos leva ao maior deserto de sal do mundo é um explorador boliviano que cruza diariamente com uma caminhonete as estradas sem fim do Salar de Uyuni.
Os “portadores” peruanos, que por décadas vem guiando viajantes ao longo das trilhas entre Cuzco e Machu Picchu, ditam boa parte da narrativa do episódio peruano. No Equador, são os montanhistas que, ao longo de um trekking sobre a neve fofa dos “cumbres” mais altos da cordilheira, protagonizam o episódio.
Um instrutor de parapente em Quito, um vulcanólogo peruano, uma dançarina de salsa em Cali… Os personagens têm voz e revelam as subjetividades de seu dia a dia em confronto com a grandiloquência da paisagem andina onipresente.
A edição, claro, usa e abusa dos drones. E intercala uma trilha sonora sensível e contemplativa, especialmente nos delicados dedilhados de um violão que acompanha cenas de solo.
Onde assistir Magia dos Andes?
Uma coprodução uruguaia (Trailer Films) e alemã, Magia dos Andes está disponível na Netflix, mas também pode ser encontrada no youtube (nesse caso, sem legendas).
A cada um dos seis episódios da primeira temporada (cada um com cerca de 20 minutos que parecem dois), subimos a coluna vertebral da América do Sul, país a país – destaque especial para o episódio “Bolívia: o portal do Altiplano”.
A produção tem roteiro e direção do uruguaio Luis Ara (Para sempre Chape) e caiu nas graças da Netflix, desde seu lançamento, às vésperas do início da pandemia.
Hoje é uma das séries documentais mais vistas da plataforma. Não à toa, lançou, em maio de 2021, a segunda temporada, que refaz o percurso no sentido inverso (norte – sul). Agora contemplando também a Venezuela.
Terra do Fogo, Torres del Paine, Glaciar Perito Moreno, Lago Nahuel Huappi, Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Machu Picchu, Lago Titicaca, Vulcão Cotopaxi, Vale do Cauca, sem mencionar as idiossincrasias dos pequenos povoados e, mesmo, as belezas das grandes cidades alicerçadas na cadeia montanhosa. Em tempos de enclausuramento e isolamento social, a “Magia dos Andes” é um verdadeiro deleite sensorial. Uma viagem e tanto para alma.
De quebra, um grande aprendizado sobre a região. Uma oportunidade para ir planejando o roteiro das expedições do futuro à cordilheira. Esse vizinho, gigante continental, sobre o qual tão pouco conhecemos e, inocentes, terminamos por subestimar.
E para quem não assina Netflix, seguem, abaixo, os seis episódios da primeira temporada disponibilizados no youtube.
A Magia dos Andes – T1 E1
A Magia dos Andes – T1 E2
A Magia dos Andes – T1 E3
A Magia dos Andes – T1 E4
A Magia dos Andes – T1 E5
A Magia dos Andes – T1 E6
E aí, curtiu? Assine a newsletter do Escriba de Bordo para receber mais dicas bacanas, curiosidades e relatos de viagens! Todo mês um compilado com os melhores posts do site e as principais novidades do mundo viageiro!
A Magia dos Andes: paisagens fantásticas e a vida nos Andes
Diretor: Luis Ara
Data de criação: 2019-05-07 10:23
4