Políticas Editoriais

Na busca de parâmetros para uma conduta ética, transparente e profissional, o Escriba de Bordo reúne, neste espaço, informações sobre políticas, responsabilidades e condutas do site, bem como os princípios e valores que norteiam nossas ações.

políticas Políticas Editoriais
(Foto: Canva)

Princípios Norteadores

Todo e qualquer conteúdo publicado no Escriba de Bordo é pautado em conformidade com os princípios éticos basilares do jornalismo expressos no Código de Ética da categoria, entre eles a busca pela veracidade dos fatos; a promoção da liberdade de pensamento e expressão; o respeito aos direito autorais, das fontes e dos cidadãos; bem como a defesa continua dos princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Dada as particularidades do meio e tipo de publicação, o Escriba de Bordo também adequa suas políticas editoriais às orientações das duas principais associações representativas de sites/blogs de viagem no Brasil. O Código de Ética da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e as Diretrizes de Conduta da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV).

Fontes de Informação

Todo conteúdo publicado no site é próprio e, em sua grande maioria, desenvolvido a partir de experiências reais com base em vivências, reflexões, apurações e experiências de campo. Outras editorias do site, como as dedicadas a conhecimentos gerais, dicas de viagem, literatura, manifestações artísticas e curiosidades, para citar alguns exemplos, são desenvolvidas a partir de apuração criteriosa, entrevistas e/ou referências de fontes de credibilidade.

Informações históricas, dados oficiais e documentos públicos ostensivos são consultados nas fontes competentes, disponíveis a todos. Quando dados, informações e opiniões de terceiros forem utilizados, eles serão mencionados.

Direitos Autorais

Todos os textos, fotos e vídeos publicados no Escriba de Bordo estão protegidos pela lei do Direito Autoral: Lei 9.610/98. É proibida a reprodução total dos textos e o uso de fotos e vídeos sem autorização prévia.  Solicitações de autorização de uso de qualquer conteúdo do site deverão ser enviadas por meio deste formulário.

Todos os textos publicados neste site são próprios. Todas as fotografias que ilustram a publicação são próprias, ou, quando proveniente de terceiros, autorizadas. Neste caso, podem ser imagens de licença de uso liberada, divulgação, bancos de imagem ou mesmo de outros fotógrafos com autorização prévia. Ocasião em que terão seus créditos mencionados no final dos posts. Caso, dada alguma desatenção, haja alguma inexatidão nestas identificações, solicitamos a gentileza de informar ao site.

Comentários

Os comentários dos leitores serão sempre bem-vindos. Eles enriquecem e, mesmo, fazem parte de uma publicação digital. É a materialização da “arte do encontro” na dimensão virtual. Por isso, comente sempre que quiser!

O site se reservará o direito, no entanto, de não aprovar comentários ofensivos, discriminatórios, difamatórios ou que se utilizam deste canal para a promoção de anúncios, propagandas ou opiniões que não estejam relacionadas aos artigos. Todo conteúdo publicado nos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.

Privacidade

O Escriba de Bordo jamais repassará qualquer informação fornecida pelos leitores em cadastros ou formulários do site. Como de praxe, estatísticas anônimas relativas ao repertório de ações dos usuários no site, como, por exemplo,  momento de acesso, local de origem, páginas visitadas, tempo gasto em cada postagem, serão tão somente utilizadas para melhor adequação do conteúdo e das estratégias editorias e ao interesses dos leitores e da evolução da publicação.

Ainda assim, caso deseje impedir o fornecimento de qualquer dado de comportamento de navegação, ainda que sejam anônimos, desabilite o uso/aceitação de cookies no seu navegador. Procedimento útil aqui ou em qualquer outra publicação na web.

Afiliados

Manter um blog/site de médio porte gera, naturalmente, despesas regulares: hospedagem, desenvolvimento, manutenção, plug-ins, taxas de serviços, entre outras.

No momento, o principal meio de monetização (embora ainda não consiga cobrir os custos) do site são os programas de afiliados. O Escriba de Bordo participa de programas afiliados e indica eventualmente links de serviços/produtos que conhece, confia ou já experimentou. É a ocasião perfeita para sugerirmos nossas indicações relativas a atrações culturais, hospedagens, gastronomia, passeios, entre outros serviços de interesse do leitor.

Caso o leitor acesse um destes links e, por meio dele, termine por fechar alguma compra no site dessas empresas, uma pequena comissão será gerada ao afiliado (no caso, o site). O leitor não paga nada a mais pelo serviço/produto. Pelo contrário, em alguns casos ganha até descontos. E quem paga a comissão é o vendedor, que reduz de seu porcentual de lucro para recompensar o afiliado.

De todo modo, é bom lembrar que são serviços fornecidos por terceiros, com regras e políticas próprias, distintas deste site.

Optimized by Optimole